MG – Itajubá

Circuito das Serras Verdes do Sul de Minas é composto por vários roteiros que demandaria vários, mas vários passeios para explorar todas as possibilidades turísticas desta região.

Acabamos selecionando algumas cidades dentre os roteiros sob orientação de um dos integrantes deste passeio que conhece bem a região, portanto saimos de São Paulo com o objetivo de provar a famosa empadinha de Itajubá e de quebra experimentar o mais famoso pé de moleque produzido na “capital nacional do pé de moleque”. Cabe dizer que não é nem de perto aquele doce paulista de caramelo duro com amendoim, mas uma deliciosa mistura de uma paçoca de rapadura, amendoim que pode levar chocolate, leite condensado na sua composição, embora pareça uma mistura extremamente doce, não é e vale a pena provar.

Outra surpresa bastante agradável é a empadinha, mas como disse nosso amigo : não passaria na inspeção sanitária, mas é um exagero, embora a pequena “fábrica” das empadinhas esteja localizada no fundo do quintal, todos as bancadas e insumos estavam extremamente limpos. A massa não é conhecida massa podre, à base de manteiga, normalmente pesada, esta é leve, com recheio tradicional de frango desfiado é suave, é difícil provar e não sair de lá com 1 cento destas delícias.



Paradas para descanso
Diferentemente dos passeios garupados, os passeios solo tem uma característica : o ritmo é mais forte e com menos paradas, mesmo assim houve necessidade de uma parada para abastecimento na ida pouco antes de Pouso Alegre, onde optamos pelo Posto Frango Assado, recém inaugurado e com atendimento caloroso característico do povo mineiro.

Na volta, a parada se deu no Posto do Frango Assado no km 98 da Carvalho Pinto.


Trajeto


Situação das estradas
Todo o percurso deste trajeto foi realizado em boas estradas, muito transito, mas tomando um certo cuidado permitiu boa velocidade e sem contratempos. No trecho próximo à Santo Antonio do Pinhal as curvas são mais acentuadas, a velocidade dos automóveis é mais elevada e é normal ver algum veículo “invadindo” a pista contrária, portanto atenção e reduza um pouco a velocidade por conta da segurança.


Comments are closed