GO – Caldas Novas

Acho que este é um dos destinos que a grande maioria almeja em ir pelo menos uma vez na vida, posso dizer com certeza que é verdade, pelo menos uma vez você deve ir para conhecer daí para frente retornar ou não é uma questão de gosto pessoal.

Para os que tem crianças ou que curtam toboáguas e piscina todos os dias com certeza se identificará muito com o local e terá inúmeras opções, mas muito cuidado com as escolhas pois a brincadeira pode ficar bastante cara, em compensação para aqueles que gostam de variedade e mais atividades além do relax nas piscinas de água quente mais do que 3 dias começa a ser tedioso, para estes como nós, eu aconselho procurar pela Pousada Recanto da Amizade e formatar um roteiro turístico que envolva pelo menos um parque por dia, ao fechar o pacote opcionalmente pode optar por um sistema “all include” com refeições no parque e um jantar na cidade e isto reduzirá muito os gastos com toda a viagem.

Felizmente acertamos na dose deste passeio, utilizamos 1 dia para o trajeto de ida e volta e 3 dias no local, onde optamos por fazer uma trilha pelo Parque Estadual e 2 parques, inicialmente, mas acabamos mudando isto em cima da hora incluindo mais um parque para aproveitarmos melhor este dia de caminhada.

Ir à Caldas Novas sem conhecer o Hot Park Eco Resort é como ir a Roma sem ver o Papa, então este será um dos parques que certamente estará incluído nos roteiros turísticos, é o mais caro em todos os sentidos, alimentação, atrações fora do passaporte, onde algumas pode chegar a R$ 240,00/pessoa, de qualquer forma é um empreendimento gigantesco e montado para o entretenimento de crianças e adultos e também será aqui que encontrará um publico de faixa etária mais baixo, nos demais o publico reinante é predominantemente da melhor idade.

Uma grata surpresa de última hora foi o Bougainville Thermas Hotel, embora tenha sido o menor que estivemos foi o que mais nos agradou pela tranquilidade, as piscinas todas com água quente, variando da morma à muito quente e também onde foi servido o melhor almoço em relação aos demais parques, no entanto vale frisar que em todos eles as refeições são simples e com poucas opções.

Conhecida por ser a maior estância hidrotermal do mundo, Caldas Novas, possui águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 33° a 60°. A principal fonte de renda do município é o turismo. Na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas.
A estrutura da cidade conta com hotéis, pousadas, chalés, clubes, boates e bares. Uma outra grande atração de Caldas Novas é o ecoturismo, vez que a cidade encontra-se às margens do lago da represa de Corumbá e ao lado da Serra de Caldas.

As propriedades medicinais e benefícios das águas termais estão entre os principais atrativos e levam à cidade milhares de pessoas da melhor idade em busca desta de alívio e relaxamento, quando saímos do meio seco e entramos no meio aquoso, como numa piscina termal, nosso corpo passa por adaptações devido à temperatura das águas e as diferenças de pressão entre o meio externo e interno. Parte do nosso sangue migra das pernas e braços para o abdome, ao receber este volume sanguíneo nosso coração trabalha mais, melhorando a circulação, irrigando melhor os nossos órgãos vitais.
A imersão na água termal proporciona o relaxamento muscular, a descompressão arterial, a descompressão articular, o aumento da circulação sanguínea, seguida de propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e a normalização momentânea da pressão arterial.



Paradas para descanso

Como desejávamos vencer esta distância em tempo curto, já que estávamos sozinhos, fizemos pouquíssimas paradas basicamente para abastecimento e um pastel surpreendente


Trajeto


View Larger Map


Situação das estradas

Todo o trajeto conta com boas estradas, o trecho de Araguari até Caldas encontra-se em obras de recapeamento, mesmo assim está em bom estado e permite desenvolver boa velocidade média, lembrando de este trecho é de via de mão dupla e pista simples.

Comments are closed