SP – São Bento do Sapucaí

A região no entorno de Campo do Jordão é rica em pontos turísticos, cidadezinhas com boa estrutura turística, bons restaurantes e tudo o que é necessário para garantir o divertimento para quem procura um local para um passeio de bate e volta ou até mesmo para se passar alguns dias sem preocupação em ficar sem ter o que fazer.

A história de São Bento do Sapucaí, remonta ao tempo do bandeirantismo, quando os paulistas de Taubaté galgavam a Serra da Mantiqueira e, pelo caminho velho do sertão, seguindo o curso do Rio Sapucaí, alcançavam as regiões auríferas das Minas Gerais.

Há também a versão tradicional e popular que diz ter sido São Bento, o santo escolhido como padroeiro do lugar em virtude da proliferação de cobras venenosas na região, por sugestão dos escravos e colonos. A festa do padroeiro é celebrada no dia 11 de julho a e cada ano ganha maior brilhantismo. A Emancipação Política / Aniversário de São Bento do Sapucaí é comemorada todo 16 de agosto.

A população sambentista é tradicionalmente católica e herdou dos antepassados a celebração de muitas festas religiosas, destacando-se as festas de N.Sra. dos Remédios e São Benedito como as mais antigas ainda celebradas na cidade, introduzidas no século passado. Ao lado delas destacam-se a festa de Santo Antônio, Santo Expedito e Semana Santa.

Apesar de toda religiosidade, o povo é um tanto quanto místico, mantendo suas crenças, costumes e lendas que formam o folclore da região. Essas manifestações folclóricas se traduzem em danças, cantigas e artesanato, destacando-se a Catira, a Dança de São Gonçalo, os cantos de mutirão e a Encomendação das Almas.

Das lendas são as mais comuns: as do Saci, Mula sem cabeça, Assombração, Corpo Seco e as da Pedra do Baú.

A pequena São Bento de Sapucaí não é um dos destinos mais procurados da região, mas nem por isto deixa de ser um local muito agradável para se passar o dia.



Paradas para descanso
Seguindo pela Airton Senna/Carvalho Pinto há os tradicionais pontos de descanso, no primeiro posto BR da Airton Senna, bom para abastecer a moto, aguardar os amigos tomando um bom café.

Mais adiante encontrará o Frango Assado na Carvalho Pinto no km 94, já bastante conhecido dos motociclistas para abastecimento na ida ou volta de Campos do Jordão, é muito organizado, limpo, embora em alguns momentos fique bastante lotado.


Trajeto


Exibir mapa ampliado


Situação das estradas
A menor preocupação que você terá neste trajeto é a condição das estradas, todas boas e bem conservadas, no entanto tome cuidado com o trecho de serra entre Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí, o transito é intenso, as curvas fechadas e com algumas imperfeições no asfalto.

Comments are closed