Peru – 5ª parte – Puno

Ponto de partida para os passeio no Lago Titicaca, a cidade de Puno foi uma grata surpresa, bons restaurantes, indicamos o Casona, muito bom e barato, comércio intenso e a na rua principal será onde encontrará as melhores e mais variadas opções de alimentação e compras.

Embora a maioria dos restaurantes ofereça um cardápio turístico com direito a uma sopa, prato principal e sobremesa, aconselho que procurem um bom restaurante fora do circuito turístico onde se tem a oportunidade de provar a culinária peruana sem gastar muito, principalmente em Puno os gastos com restaurantes foram sensivelmente mais baixo do que em outras localidades e de melhor qualidade.


DSCF6410


Finalmente é chegada a hora de conhecer o maior e mais alto lago do mundo, o Titicaca abriga várias pequenas comunidades em suas ilhas variando a sua cultura e até mesmo a língua, mostre respeito a este povo simples que defende suas raízes culturais centenárias e persistem no seu modo de vida seja em ilhas flutuantes como Uros ou Tiquile onde as mulheres casadas vestem-se de preto e a posição social é determinada pelo chapéu se usa.


DSCF6413


As ilhas flutuantes de Urus são construídas de um junco que cresce naturalmente no lago, a totora, utilizada para construção e até alimento, sobre estas ilhas vivem estas pequenas comunidades que originalmente viviam em pequenas embarcações para fugir do domínio Inca e posteriormente evoluíram para este tipo de construção.

Vemos que eles incorporaram certos confortos à sua maneira de vida, como a energia solar e televisão, mesmo assim é difícil de imaginar o que mantém toda esta gente vivendo tão ligada às suas tradições.


DSCF6422


Mesmo não sendo verão a grande altitude torna a exposição ao sol muito perigosa e sempre aconselham o uso constante de protetores solar, mais radiante que o sol é o sorriso no rosto e a gratidão por termos a oportunidade de vivenciar tantas coisas maravilhosas.


DSCF6438


Ponto culminante do retorno de Puno para Cuzco é o passeio de trem de luxo, o Andian Explorer, extremamente confortável e no mínimo que podemos dizer é que foi um passeio diferente e divertido, mesmo ficando mais de 10 horas no trajeto.


DSCF6501


Desta vez o casal que nos fez companhia na viagem e que tornou aquelas horas muito mais divertidas foram o Wagner e Mariana, paulistas muito simpáticos e que deixaram muito carinho em nossos corações.


DSCF6521


Depois desta viagem, passamos mais um dia em Cuzco para compras e city-tour, já nesta hora já batia aquele sentimento de quero mais…


DSCF6555


Comments are closed