SP – Santo Antonio do Pinhal

Realizado em 2017
Caçando um cantinho para passar o dia acabamos bolando um passeio muito agradável começando pelo Café com Orquídea muito agradável e um sanduiche de pernil na cerveja imperdível.

Para chegar lá é bastante simples siga sentido Campos do Jordão, não entre para Santo Antonio da Pinhal seguindo um pouco mais à frente até encontrar a saída para o bairro de Renópolis, entre e siga um pouco adiante encontrará à sua direita este belo café, como o nome diz é um orquidário.

Depois do café fomos com o nanico para um role pela cidade, passando pela fonte Sto Antonio para beber uma água e descansar um pouco devido à temperatura alta naquele horário, quando a fome deu um sinalzinho fomos comer uma truta bem preparada do Picanha & Pasta.

Finalizando o dia não podia faltar um chá da tarde e seguimos pela estrada do Pico do Agudo até o Jardins de Barro para um café coado excelente, bolos e salgados muito saborosos e onde passamos algumas horas papeando, sem nem dar bola para horário.


Realizado em 2010
Nosso destino desta vez foi escolhido para ser “alternativo”, uma cidade alternativa, por caminhos alternativos. Com este objetivo em mente buscamos uma rota cênica pela Serra da Mantiqueira e a cidade que melhor se encaixava a esta descrição foi Santo Antonio do Pinhal.

Bem aos pés de Campos do Jordão, esta cidade tem as mesmas características da sua irmã maior, com menos glamour, mas com preços mais acessíveis.

A rota se iniciou em São Paulo, mais precisamente no primeiro posto da Airton Senna, seguindo pela Carvalho Pinto, São José dos Campos e de lá alcaçamos a SP-050 que liga o S. José à Sto Antonio passando por Monteiro Lobato, por sinal esta é uma cidadezinha que merecia por si só ser tema de um passeio específico para explorar sua simplicidade interiorana.


Ponto de Encontro
O principal ponto encontro para quem pretende seguir pela Carvalho Pinto é o primeiro posto BR da Rod. Airton Senna, bem estruturado, sempre cheio de grupos de motociclistas, alcança-lo é bem simples, siga pela Marginal do Tiête siga as orientações para Rod. Airton Senna, lembre-se da restrição às motos na pista expressa, logo após passar o posto de pesagem já verá o posto.

Paradas para descanso
A primeira parada e ultima chance de combustível de qualidade é o posto BR do Frango Assado no km 92 da Carvalho Pinto, ao retornar a São Paulo é o último bom lugar para uma parada antes de enfrentar a Marginal do Tietê.

Durante o percurso aproveite e faça uma parada em Monteiro Lobato, o seu ar interiorano, a calma e tranquilidade que a cidade nos passa torna o local ideal para uma parada para curtir a companhia dos amigos que estiverem nos acompanhando, ou simplesmente para conseguir uma oportunidade de refletir sobre nossos valores e quanto é bom o sossego.

Restaurantes
Chengando à Sto Antonio do Pinhal, estacione próximo à Rodoviária, haverá mais opções para estacionar e ficará a pouco distancia do restaurante e concentração do comércio local.

Desta vez escolhemos o Restaurante Canto da Gula, o ambiente é agradável, a comida bem preparada, comemos a sugestão do dia, bife ancho e trutas com amendoas, a entrada com uma salada farta com um mix de folhas interessante e creme de cenoura com gengibre, tudo muito bom, qualidade irreprimível e serviço embora lento foi na medida para desgustar cada prato de forma correta. A truta estava um pouco seca, mesmo assim não chegou a desqualificar o prato.

Entre os que provaram a sobremesa de maça cozida ao molho de framboesa e sorvete de creme, ela ficou classificada como imperdível, portanto não deixe de provar.

A média de gastos foi de R$ 50/pessoa, não chega a ser barato, mas com certeza mais em conta do que um almoço equivalente em Campos do Jordão.


Situação das estradas

Para quem está na capital de São Paulo, o acesso à Rod. Airton Senna é feito pela Marginal do Tietê, torça para que não haja algum problema, pois é difícil um dia que se consiga fazer este percurso sem transito lento ou um congestionamento.

O trajeto inclui a Rod. Airton Senna, Carvalho Pinto, SP-050 e SP-046. Não há o que dizer com relação à Rod. Airton Senna/Carvalho Pinto, asfalto em prefeito estado de conservação, cabines exclusivas para motos, infelizmente neste sentido há um excesso de pedágios para as motos o que torna o percurso mais demorado, somando-se todos as paradas nos pedágios entre ida e volta acrescenta facilmente 1 hora de trajeto.

A SP-050 e SP-046 que ligam o município de S.J dos Campos à Sto Antonio do Pinhal estão em mal estado de conservação variando de razoável à ruim, mesmo assim nada que as motos não tenham condição de enfrentar com atenção e velocidade adequada.

A pior parte deste trajeto é o trecho que cruza S.J dos Campos, um trecho urbano com muito faróis e razoavelmente sinalizado o que torna mais fácil a tarefa de localizar a estrada para Monteiro Lobato, por sinal siga sempre as indicações para São Francisco Xavier ou Monteiro Lobato que não terá dificuldade em atingir a SP-050.

Comments are closed