SP – São Luiz do Paraitinga

Como é bom iniciar o ano na companhia dos amigos em boas estradas. Ainda dentro do espírito de festas nos propomos a assistir uma “Folia de Reis” na cidade de São Luiz do Paraitinga, infelizmente não foi possível assistir às comemorações que devem ter ocorrido somente na Sexta-feira, dia de Reis, mesmo assim rendeu uma pequena caminhada pelo centrinho histórico.

Esperávamos encontrar a cidade em melhores condições, já que a cidade sofreu em 2011 uma enorme inundação que acabou derrubando dezenas de casas centenárias, assim como a sua igreja matriz, mas o que acabamos encontrando foram várias casas sendo restauradas de forma acanhada e a grande maioria se tornaram somente terrenos abandonados e cercados de tapumes.

Mesmo assim a cidade guarda os seus encantos e vale o passeio.

São Luiz do Paraitinga é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Dentre seus atrativos, destacam-se, na área urbana, seu conjunto arquitetônico, visto que tem o maior número de casas térreas e sobrados tombados pelo CONDEPHAAT no Estado de São Paulo (são quase 90 prédios declarados de interesse paisagístico) e a casa de Oswaldo Cruz (hoje um centro cultural).
No turismo Ecológico e de Aventura, destacam-se várias trilhas, como a da Pirapitinga, do Corcovado, do Poço do Pito, do Ipiranga e do Rio Grande e os Raftings no Núcleo Santa Virgínia com duração de 6 horas e Brazadão com duração de 4 horas ambos realizados no Rio Paraibuna.



Paradas para descanso
A principal parada de descanso neste percurso é o posto do Frango Assado da Rod. Carvalho Pinto km 94, sempre cheio de motos, combustível de qualidade. Prepare-se para enfrentar filas para os banheiros, atendimento complicado que ocorre com frequência em certas épocas do ano e principalmente pela manhã e final de tarde.

Provavelmente em algum momento encontraram uma figura escatológica circulando por lá, será o fotografo do Vesparazzi com sua vespa camuflada e barulhenta, que aproveita os finais de semana para fotografar as motos que passam na Carvalho Pinto que são vendidas no seu site.


Trajeto


Situação das estradas
Rod. Airton Senna, Carvalho Pinto e alguns quilômetros da Dutra todas em excelentes condições de rodagem, sendo que esta ultima merece atenção devido ao tráfego de caminhões, mas que não chega a ser um problema ou risco desde que siga na velocidade adequada.

Dai para frente siga a indicação para São Luiz do Paraitinga/Ubatuba e chegará à Rod. Oswaldo Cruz, bastante sinuosa, mas em perfeita condição de conservação, rende uma pilotagem bastante prazerosa, mantenha a velocidade permitida é normal encontrar várias viaturas do DER por ali.


Comments are closed