SP / PR – Rastro da Serpente

O Rastro da Serpente é o apelido da SP250/BR-476 que inicia no município de Capão Boinito/SP e termina em Curitiba/PR, é um roteiro com centenas de curvas, algumas bem fechadas e merecem muita atenção e respeito.

O nome Rastro da Serpente foi idealizado pelo grupo de motociclistas PHD que em 2009 por sua iniciativa e da prefeitura local oficializaram o inicio do trajeto com com uma placa e citam “Recomendado apenas para Homens. Meninos; Não.”, afora os exageros é uma estrada maravilhosa que em alguns trechos se tem a impressão de estar acima das nuvens, em outros há condição de ver abaixo os colegas serpenteando pelo rastro.

É aconselhável um bom preparo físico e disposição para seguir este trajeto de mais de 480 kms que pode levar até 10 horas para ser vencido, mas o cansaço é em muito superado pelas belezas do percurso.


Ponto de Encontro
Pontos de encontro e abastecimento

O ponto de partida para este roteiro é o posto Graal Gugu na Rod. Castelo Branco, boa área de alimentação para um bom café da manhã enquanto se aguardam os amigos para o agrupamento. Dispõe de gasolina podium, aceita Ticket Combustível.

Não há bons locais de parada durante o trajeto e a melhor coisa é seguir até Apiaí, logo ao entrar na cidade você encontrará o centro de apoio da turista, aproveite para conhecer as opções de passeio na região que são muitas, pois lá é o principal acesso ao parque Petar e suas cavernas. Seguindo na direção de Curitiba aproveite para abastecer antes de sair da cidade, será a melhor opção antes de Curitiba.

Paradas para descanso
No posto de informações turísticas de Apiaí, você tem uma boa opção para esticar as pernas, ver alguns dos atrativos turísticos da região e um bom banheiro, sem luxo, mas limpo.

Restaurante
Não há boas referências de restaurantes no trajeto, encontrará boas opções em Curitiba.

Caso sinta necessidade de uma refeição leve, barata, sem compromisso além de comer um trivial há um restaurante na rua principal de Adrianópolis que serve um buffet a preço fixo, bem preparado, limpo, mas não espere mais do que o arroz, feijão, salada e contra-filé.


Situação das estradas

O trajeto é simples e pode ser feito sem complicações, siga pela Rod. Castelo Branco até a entrada de Sorocaba, pegue o acesso para Votorantim onde seguirá até alcançar a Rod. Raposo Tavares. Siga as orientações indicando Campo Limpo a partir deste ponto siga para Apiaí / Curitiba.

São muitas, muitas curvas, algumas bem fechadas, o calçamento bem conservado, mas precisa de certa atenção para irregularidades do asfalto em alguns pontos próximo à divisa do estado. Pela característica do traçado da estrada devesse ter muito cuidado com excessos de velocidade que podem levar a situações complicadas em algumas curvas mal desenhadas.

Comments are closed