SP – Paulínia

A manhã fria não foi impecilho e não foi necessário pensar duas vezes para colocar a moto na estrada quando vimos o céu azul sem uma nuvem, rodar cerca de 200 km em um Domingo pela manhã para um passeio sem nenhum compromisso além do simples fato de relaxar e curtir algumas horas de moto por boas estradas foi o objetivo deste passeio.

Algumas horas divididas entre estrada e bate papo tomando um café na padaria com amigos são a formula certa de um bom início de Domingo e Paulínia tem todos os requisitos que se encaixam a esta proposta de passeio.

O município de Paulínia foi emancipado do município de Campinas no ano de 1964. O nome é uma homenagem a José Paulino Nogueira, um fazendeiro conhecido na região de Campinas, que emprestou seu nome à estação ferroviária ao redor da qual se desenvolveu o município. É conhecido por sediar o maior polo petroquímico da América Latina, centrado na Refinaria de Paulínia (Replan).
Graças à Replan e a esse polo petroquímico, que estão sediados na região norte da cidade, Paulínia tem a sétima maior renda per capita do Brasil. Também graças ao polo, tem altos níveis de poluição por ozônio, principalmente no distrito de Betel e na região da Replan, onde se encontram empresas como: Rhodia, Purina, Shell e Petrobras. A cidade se destaca pelo intenso crescimento populacional, sendo o maior da Região Metropolitana de Campinas.
O setor de serviços historicamente não tem grande importância para o município, mas recentemente vem se desenvolvendo por causa de projetos como o Paulínia Magia do Cinema.


Ponto de Encontro
Sair cedo para um café da manhã não exige grande planejamento ou local com muita estrutura além de permitir um tempo de espera seguro, para este passeio escolhemos o Posto Esso da Gastão Vidigal de onde se consegue alcançar as principais rodovias em menos de 5 minutos.

Paradas para descanso
Não faltam opções pelo trajeto, mas pela proposta do passeio não há muita necessidade de parada para descanso, no máximo para abastecimento para as motos de menos autonomia e neste caso optamos pelo Posto Lago Azul da Rod. Anhanguera, muito bem estruturado já foi muito procurado para passeios familiares aos finais de semana, hoje é mais uma boa opção de abastecimento, mas se quiser aproveitar para um café da manhã ou almoço é uma boa alternativa, embora não tenha mais o brilho de anos atrás.


Situação das estradas

Rod. dos Bandeirantes e Anhanguera não há o que comentar sobre estas estradas que estão entre as melhores do país. Na proximidade de São Paulo até Jundiaí costuma ter transito pesado limitando a velocidade para se manter dentro de padrões de segurança, mas é normal vermos motos cruzando entre os carros em alta velocidade e motoristas andando em velocidades incompatíveis ao tráfego, portanto mantenha atenção a estes fatos que garantirá um passeio prazeroso.

Comments are closed