MG – Gonçalves

Nem sempre querer é poder… Mesmo com muita vontade de fazer passeios de moto nem sempre a situação nos permite, no entanto fica o relato deste passeio que pode ser uma opção para os mais aventureiros.

Chegar à Gonçalves em Minas Gerais não é complicado, há vários caminhos sendo o mais complicado o que segue por de Cambuí, pois envolve 28 kms de estrada de terra, mas o caminho mais simples segue via Santo Antonio do Pinhal.

A cidade em si é pequena e tem poucos atrativos turísticos, um pequeno comércio local de artesanato, mas o real encanto da região são suas belezas naturais e as várias opções de passeios ecológicos e de aventura. Para a maioria dos acessos às cachoeiras, trilhas e até mesmo pousadas e restaurantes você terá de enfrentar alguns kms de terra, em uma estrada bem conservada, mas aconselhável que tenha uma big trail ou trail preparada a este tipo de terreno.



Paradas para descanso
Devido à natureza do passeio houveram várias paradas para permitir que meus cães se recuperassem do balanço do carro, mesmo por que não havia nenhum compromisso com horário de chegada, o que permitiu que eles chegassem a Gonçalves sem problemas, mesmo considerando que fomos por estrada de terra.

No retorno, a tradicional parada no Posto Frango Assado da Rod. Carvalho Pinto.


Trajeto


Situação das estradas
A ida foi pela Rod. Fernão Dias, que está muito boa em quase toda a extensão, já era esperado um certo transito até Atibaia, mas nada que chegasse a atrapalhar, logo em seguida seguimos por estrada de terra de Cambuí à Paraisópolis de onde alcançamos Golçalves. Mesmo sendo de terra permitiu manter uma velocidade média de 60 km/h sem prejudicar a segurança.

O retorno foi via Sto Antonio do Pinhal e Rod. Carvalho Pinto/Airton Senna a primeira parte da serra está em obras e exige um pouco mais de atenção, mas a Rod Carvalho Pinto é excelente e chegar a São Paulo é muito rápido, somente torça para ter a sorte de pegar a Marginal do Tiête com transito normal.

Comments are closed